Cascata Taunay: Onde fica e como chegar na cachoeira de mais fácil acesso do Parque Nacional da Tijuca
Cascata Taunay
Floresta da Tijuca
A Cascata Taunay é a cachoeira mais bonita e de mais fácil acesso da Floresta da Tijuca.
Por ser bem próxima a entrada principal do Parque Nacional da Tijuca, o seu mirante é concorrido aos finais de semana, por isso, chegue cedo caso escolha ir de veículo privado.
Com aproximadamente 35 metros de queda d’água, a cascatinha taunay, como é chamada por muitos cariocas, encanta com sua beleza e faz você esquecer totalmente da vida caótica e do barulho dos carros e de todo o resto da cidade do Rio de Janeiro.
É difícil acreditar que dentro de uma cidade totalmente urbana, tenha uma floresta acessível, grátis e que possui tantos atrativos para os moradores e turistas.
Por mais que seja um local de fácil acesso, podemos dizer que a maioria da população do Rio de Janeiro nunca foi ou nunca ouviu falar da Cascata Taunay.
Por isso, criamos o nosso canal no youtube. Lá podemos apresentar diversas maneiras dos cariocas e turistas conhecerem um pouco mais dos atrativos do Rio de Janeiro.
Se você ainda não for inscrito, dá uma forcinha pra gente e se inscreva no nosso canal. Lá você encontrará diversas dicas baratas e até de graça para curtir.
Primeiramente, gostaria de dizer que a cascata taunay fica localizada no Alto da Boa Vista, mais precisamente no Parque Nacional da Tijuca.
Ela fica mais ou menos a 500 metros da entrada principal do Parque Nacional da Tijuca, onde existem diversas outras cachoeiras como atrativo.
Por exemplo; se você estiver indo de carro ou moto é só colocar no GPS Praça Afonso Vizeu e acessar o portão principal de entrada do parque no setor Floresta da Tijuca.
Quem opta pelo acesso vindo da Tijuca, vai fazer o caminho pela Estrada das Furnas e quem fizer o caminho pela Barra da Tijuca, vai pela Estrada do Alto.
Se você for de transporte público, existem algumas linhas de ônibus que vão deixar em frente a entrada da Floresta da Tijuca. As linhas são 301, 302, 308, 309, 333, 345.
Também tem a opção de ir de táxi ou transporte de aplicativo, mas essa opção pode apenas te deixar no portão principal, já que para sair do parque o motorista é obrigado a fazer um caminho muito longo, pois a via é mão única.
Mas não se assuste, o percurso da entrada da Floresta da Tijuca até a Cascata Taunay não passa de uma caminhada de no máximo 10 minutos.
Cascatinha Taunay: História
Em 1816 em uma missão francesa, alguns artistas estiveram no Brasil para revolucionar a arte no país. O convite foi feito pelo príncipe regente Dom João VI, pois a intenção era deixar a cidade com características Européias.
No local onde está a Cascata Taunay, existia uma residência do artista francês, Nicolas Antonie Taunay.
Nicolas realizou diversas reuniões no local e utilizou a cascatinha como inspiração para diversas pinturas.
Pode tomar banho na Cascata Taunay?
Existe a possibilidade de você se banhar com as águas da cachoeira, mas para isso, você precisa acessar o poção que fica logo abaixo e é de fácil acesso.
No local onde tem a queda d’água, o banho não é permitido e o espaço é destinado apenas para contemplação.
No local do poção se forma uma bela piscina onde as famílias se reúnem para se banhar e curtir o dia.
Vale lembrar que aos fins de semana e nas férias escolares o local é bem concorrido, pois existe a possibilidade de fazer piquenique, mas se for durante a semana e fora desse período de férias, o local é bem tranquilo e aconchegante.
É seguro ir na Cascata Taunay?
Muito seguro.
Por ser bem próximo a entrada do Parque Nacional da Tijuca, o local fica permanentemente observado por agentes ambientais do parque.
Quanto custa para entrar no Parque Nacional da Tijuca?
Nada.
A entrada na Floresta da Tijuca é de graça, 0800 e tem até estacionamento, que também é gratuito. Esse estacionamento fica na frente da cascatinha e o local possui até banheiro grátis.
Qual o horário de funcionamento do Parque Nacional da Tijuca?
O parque funciona diariamente de 8h às 17h. Caso queiram mais informações, vocês podem acessar o site do ICMBio, pois lá você irão encontrar outras dicas e outros circuitos da Floresta da Tijuca, como os:
- Circuito Floresta
- Circuito das Grutas
- Circuito dos Picos
Em nosso canal, temos um vídeo mostrando a trilha para o Mirante da Cascatinha. O mirante pertence ao Circuito dos Picos e é bem fácil de chegar.
Mais lugares incríveis para curtir.
Aqui no blog vocês irão encontrar outros atrativos aqui da cidade e do estado do Rio de Janeiro.
Por isso, deixamos uma playlist no youtube e outros artigos aqui no nosso site.
Acredite; é possível curtir e viajar gastando pouco, porque Barato é Possível.
Cachoeira Taunay e Poção da Cascatinha
Para ter acesso a mais vídeos de passeios no Rio de Janeiro, no nosso canal Barato é Possível tem uma playlist completa para você.
Mais lugares que já visitamos
Espaço reservado para publicidade.
Faça o anúncio da sua empresa.